Buscadores

Motor de busca ou Buscador é um programa criado com o intuito de encontrar informações que estão contidas num sistema computacional com base em  palavras-chave que são escritas pelo usuário e encontradas em tempo recorde,  questões de segundos de acordo com o tipo de conexão da rede utilizada para acesso à internet.

Surgiram no século XX, depois de ter sido criada a internet, tendo por objetivo prestar um serviço de grande importância que é a busca por qualquer que seja a informação desejada, mostrando os resultados organizados, com eficiência e rapidez.

Inicialmente os buscadores se baseavam na indexação de páginas através da sua categorização, depois veio o surgimento das meta-buscas; as gerações recentes de buscadores utilizam diversas tecnologias, como a procura por palavras-chave diretamente nas páginas e o uso de referências externas encontradas na web, permitindo até a tradução direta de páginas (entretanto de uma forma básica ou até mesmo  errada) para a língua do utilizador, são exemplos da utilização de diversas tecnologias.

O Archie (da palavra em Inglês, “archive” que significa documento, mas sem a letra “v”) foi a primeira ferramenta utilizada para busca na Internet;  criado em 1990 pelo estudante da McGill University em Montreal,  Alan Emtage. O software baixava as listas de diretório dos arquivos encontrados nos sites públicos de FTP (File Transfer Protocol) anônimos, obtendo assim, uma base de dados que permitia busca por nome de arquivos.

Os buscadores são motores de buscas que utilizam um tipo de robô que vasculha a Internet à procura de novas páginas para colocar automaticamente em sua base de dados.  Típicos buscadores são o Google,  o Yahoo e  o Altavista.

Funcionamento dos Buscadores

 

 

 

1º   Web crawling (percorrer por links):

São fornecidas aos buscadores pela WWW, informações que são armazenadas dentre várias páginas que são recuperadas por um Web browser automatizado (spider ou Web crawler) que têm por objetivo seguir cada link contido nestas páginas; as exclusões também podem ser feitas pelo uso do robots.txt.

2º   Indexação

É a análise do conteúdo de cada página que foi percorrida, com o intuito de determinar como a indexação ocorrerá, depois desta ocorrência os dados contidos nas páginas serão armazenados num banco de dados indexado que será utilizado em futuras pesquisas.

No famoso Google, a armazenagem é feita pela composição de um todo ou apenas por parte da página de origem. Já o AltaVista armazena informações contidas na página, ou seja, cada palavra encontrada numa página. Sempre referidos como um Cache.

3º   Busca

O sistema vai à procura do índice e assim fornece numa lista as páginas que melhor se encaixam ao seu critério, o corriqueiro mesmo, são resumos formados por títulos dos documentos e até mesmo parte de seus textos. O uso da busca aproximada permite definir a distância entre as palavras-chave.

Buscadores globais mais acessados


Os buscadores globais pesquisam todos os documentos que estão contidos na rede, tendo a apresentação de seus resultados aleatoriamente, isto depende muito do ranking de acessos aos sites e suas informações referem-se a qualquer tema, os mais acessados são:

Yahoo


O nome Yahoo surgiu em 1994, por David Filo e Jarry Yang ambos estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade de Stanford, com base em uma das obras do autor Jonathan Swift “As viagens de Gulliver” onde havia um povo com a denominação Yahoo que também é um retro-acrônimo da expressão inglesa “Yet Another Hierarchical Officious Oracle” que quer dizer:

Este buscador passou de um hobby dos estudantes para uma marca mundial, no começo o Yahoo foi instalado em um trailer no campus da Universidade de Stanford e tinha como objetivo ser um guia para encontrar informações contidas na internet, numa forma de ter o domínio dos seus interesses.

Pouco tempo depois, David e Jerry passaram a dividir as listas de links em categorias e em subcategorias e assim por diante, pois eles estavam consumindo mais tempo em listas de links favoritos do que nas teses de doutorado e estas já estavam longas e complicadas.

Logo, o Yahoo propriamente dito estava instalado na estação de trabalho de Jerry Yang, “Akebono“, e o software instalado no computador de David Filo, “Konishiki” (dois nomes de lendários lutadores de sumo).

Centenas de pessoas passaram a acessar o guia e assim a notícia se disseminou entre amigos e desconhecidos criando um público leal e expressivo na comunidade da internet. Seu primeiro milhão de acessos foi no outono de 1994, praticamente com 100 mil visitantes singulares; Já em abril de 1995, a Sequoia Capital (uma empresa bem conceituada) financiou o Yahoo com um investimento inicial de US $ 2 milhões.

O primeiro guia online de navegação na Web, http://www.yahoo.com é um dos principais guias, sobretudo se voltado ao tráfego, proporcionando um portal de hospedagem para conteúdo de áudio e vídeo em streaming em abundância, hospedagem de lojas virtuais entre outros serviços; o Yahoo tem sua atual sede é em Sunnyvale, Califórnia

Google

Nasceu de um projeto de pesquisa feito por Larry Page e Sergey Brin, em 1996, época que os dois eram estudantes doutorado na Universidade Stanford, na Califórnia (EUA). Larry Page e Sergey Brin teorizaram que a análise das relações entre os sites, onde a importância de cada um seria apurada por número de páginas que se ligavam ao site original, chamada por eles de PadeRank, seria um sistema melhor que o que era convencional naquela época (exibiam resultados classificados pela contagem de repetições feitas aos termos de busca surgidos na primeira página).

InicialmenteLarry Page e Sergey Brin nomearam o seu buscador por “BackRub“, pelo fato do sistema de checar backlink para avaliar a importância de um determinado site.

Já o nome Google, surgiu após um erro ortográfico da palavra “googol“, significando esta palavra o número um seguido por cem zeros, sendo criada para indicar a quantidade de informação que o buscador podia processar.

Foi na Universidade de Stanford que o Google foi originado e passou a funcionar com o domínio google.stanford.edu, os direitos de autor eram mencionados à universidade no final da página. Em 15 de setembro de 1997 o nome de domínio “Google” foi registrado e em 27 de setembro de 1998 a empresa foi constituída, a principio, sua sede era em Menlo Park, Califórnia sendo ela na garagem de Susan Wojcicki (uma amiga de Page e Brin); foi em 2006 que a empresa mudou-se para a atual, em Mountain View Condado de Santa Clara no estado da Califórnia.

Bing

Foi revelado em 28 de maio de 2009 por Steve Ballmer na conferência “All Things D” em San Diego e disponibilizado totalmente em 01 de junho de 2009, é o buscador da Microsoft, durante a etapa de testes recebeu como nome Live SearchWindows Live Search e MSN Busca, sendo identificado pelo codenome Kumo (くも? lit. aranha ou nuvem) .

Foi criado para competir com líderes como Google e Yahoo; com apenas três dias de atividade alcançou o segundo lugar com 16,2% em pesquisas online nos Estados Unidos conseguindo assim superar o Yahoo! Busca que ficou com 10,2% e ficando atrás somente do Google Search. Numa escala mundial, o Bing representa 5,6% contra 5,1% do Yahoo.

Referências

http://lista10.org/tech-web/os-10-buscadores-mais-utilizados-no-brasil/

http://www.superdownloads.com.br/materias/vida-alem-do-google-conheca-outros-buscadores-interessantes.html

http://www.tecmundo.com.br/web/2018-o-google-nao-e-o-unico-conheca-outros-buscadores.htm#ixzz27iA1lNUY

http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_busca

 

Imagens

 

http://www.muyinternet.com/wp-content/uploads/2008/05/yahoo-buscador.jpg

http://googlechrometutorial.com/images/google-chrome-home.jpg

http://www.achar.info/images/Como%20achar%20no%20bing.png

http://www.sistema-online.com/wp-content/uploads/2010/03/motores-busca.jpg

http://www.kerodicas.com/wp-content/uploads/2012/01/SEO-Google-Bing-Yahoo1.jpg

http://www.portalwebmarketing.com/portals/4/ArtigosCPA/spider_robot_motor_de_busca.jpg

Post anterior
Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário