Segurança na internet

Estamos fazendo parte de uma época em que a internet está em todo lugar, porém, temos a necessidade de prestar atenção em alguns quesitos, principalmente quando se fala sobre a vida pessoal, contudo a proteção do seu Pc é de estrema importância, pois é com ela que podemos evitar vários vírus que estão passando pela web e que podem levar-nos a tomar sustos até ser prejudicados com possíveis estragos.

Ao navegar pela internet vamos nos debater com diversos temas existentes no mundo, seja eles, música, roupas, opção sexual, dietas etc.,entretanto, existe a possibilidade de criar e participar de sites que podem ter conteúdos impróprios ou não, isto vai de acordo com a índole da pessoa. Os principais fatores que podem envolver a desproteção de uma pessoa conectada na internet são:

  • Acesso a conteúdos impróprios ou ofensivos
  • Contato com pessoas mal-intencionadas
  • Furto de identidade
  • Furto e perda de dados
  • Invasão de privacidade
  • Divulgação de boatos e Dificuldade de exclusão dos mesmos
  • Dificuldade de detectar e expressar sentimentos
  • Dificuldade de manter sigilo
  • Uso excessivo
  • Plágio e violação de direitos autorais

Os Vírus

Quando falamos de vírus a uma pessoa, veem a lembrança de alguma doença que podemos pegar se não temos imunidade necessária, pois bem quando falamos de computador, não é diferente ao navegar pela internet ou a ter contato com algum hardware infectado, pois diante deles podemos pegar diversos vírus se não estamos protegidos, tais como:

Vírus de boot (Master Boot Record / Boot Sector Viruses)

Um dos mais antigos ele tem o objetivo de infectar o sistema a partir da sua inicialização por meio de disquetes (contaminados) e é ativado após o disco rígido ser acessado e  quando  o Sistema Operacional é carregado. É um vírus bem sucedido.

Worn, Vermes ou Minhocas

Vírus que tem a capacidade se se replicar sem causar grandes danos ao computador, esses vírus foram aperfeiçoados com o objetivo de atacar o host e não somente se replicar , mas sim se propagar pela internet sendo transportado  por e-mail e enviado a seus contatos que ao abrirem reiniciam a infecção.

Time Bomb

Quando o time bomb é programado seu criador define o momento em que ele se tornará ativo, são exemplo desse tipo de vírus que se tornaram famosos:

  • “Sexta-Feira 13”
  • “Michelangelo”
  • “Eros”
  • “1º de Abril (Conficker)”

Cavalo de Tróia ou Trojan

Eles carregam em si um código que permite ao “estranho” acessar o S.O. do computador infectado ou coletar dados e enviá-los por e-mail sem que usuário padrão saiba.
Hoje em dia é possível baixar arquivos na internet que sejam infectados por esse tipo de vírus.

Estado Zombie

É um vírus que tem o objetivo de ser controlado por terceiros,quase sempre com fins criminosos e ocorre normalmente quando o computador está com o S.O. desatualizado e navegando na internet.

Hijackers

São programas que tem por objetivo sequestrar o navegador que está sendo utilizado na internet, alterando a tela inicial do próprio e impedindo o usuário de modificá-la, exibindo por si só propagandas  instalando barras de tarefas e impedindo também o usuário de acessar alguns sites, principalmente com conteúdos de antivírus.

Spyware

São programas que tem por objetivo recolher as informações do usuário e trnasmitir para uma entidade externa na internet sem que o usuário perceba.
Podem ser desenvolvidos por firmas comerciais que tem o intuito de saber dos costumes de seus funcionários, porém muitos vírus que carregam spyware tem o intuito de roubar (senha, arquivos, etc).

Rasomware

São programas maliciosos e ilegais eles tem por objetivo criptografar todo ou parte do conteúdo do disco rígido, seus responsáveis exigem da vítima um pagamento para o resgate dos dados roubados.

Post anterior
Deixe um comentário

Deixe um comentário