Servidores

Com o crescimento das redes de computadores foi visto a necessidade de utilizar computadores para prestar alguns serviços na rede (onde para tal virariam servidores), e computadores para degustar estes serviços. (que seriam os clientes).

O desenvolvimento e o aperfeiçoamento das tecnologias para servidores, se deu com o crescimento das empresas de rede e com a proliferação do uso da internet entre usuários e profissionais.
Entretanto, o que é um servidor? Para o ramo da informática, servidor é um sistema de computação centralizada que atua no fornecimento de serviços a uma rede de computadores que é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interconectados por um sistema de comunicação.

São utilizadas em redes de médio e grande porte e em redes que precisam de um desempenho com alta segurança, servidores do tipo cliente-servidor.
Servidores dedicados, que têm uma grande exigência de dados por partes dos clientes e que atuam em aplicações críticas utilizam hardware característicos para servidores, mas os servidores que não têm esses tipos de atuações podem utilizar hardware de um computador comum.
Normalmente o termo servidor é voltado a computadores completos, mas um servidor pode ser dirigido a um software, a partes de um sistema computacional, ou mesmo a uma máquina que não seja um computador.

Tipos de Servidores

Os tipos de servidores mais conhecidos são:

Servidor de Fax

Transmissão e recepção automatizada de fax pela internet, disponibilizando também a capacidade de enviar, receber e distribuir fax em todas as estações da NET.

Servidor de arquivos

Armazena arquivos de diversos usuários.

Servidor web

Responsável pelo armazenamento de páginas de um determinado site, requisitados pelos clientes através de browsers.

Servidor de e-mail

Responsável pelo armazenamento, envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico.

Servidor de impressão

Responsável por controlar pedidos de impressão de arquivos dos diversos clientes.

Servidor de banco de dados

Possui e manipula informações contidas em um banco de dados.

Servidor DNS

Responsáveis pela conversão de endereços de sites em endereços IP vice-versa.

Servidor proxy

Atua como um cache, armazenando páginas da internet recém-visitadas, aumentando a velocidade de carregamento destas páginas ao chamá-las novamente.
Servidor de imagens Tipo especial de servidor de banco de dados, especializado em armazenar imagens digitais.

Servidor FTP

Permite acesso de outros usuários a um disco rígido ou servidor. Esse tipo de servidor armazena arquivos para dar acesso a eles pela internet.

Servidor Webmail

Criar emails na web.

Servidor de virtualização

Permite a criação de máquinas virtuais (servidores isolados no mesmo equipamento) mediante compartilhamento de hardware, significa que, aumentar a eficiência energética, sem prejudicar as aplicações e sem risco de conflitos de uma consolidação real.

Servidor de Sistema Operacional

Permite compartilhar o sistema operacional de uma máquina com outras, interligadas na mesma rede, sem que essas precisem ter um sistema operacional instalado, nem mesmo um HD próprio.

Servidor de Internet

É um computador central (host-qualquer máquina ou computador, conectado numa rede) que controla o acesso de uma determinada rede à internet, todos os pacotes que são destinados à internet ou que são recebidos pela mesma passam pelo servidor de internet, onde são verificados e enviados ao seu destino final dentro da rede; serviços como correio eletrônico, mensagens instantâneas, páginas web, transferência de arquivos, etc. são oferecidos por servidores de internet.
O servidor de internet pode fazer verificações de segurança baseadas em pacotes, portas, urls etc. tanto quanto programar funções de cachê de páginas de internet, log de acesso, etc. A vantagem principal de usar computadores em vez de roteadores como servidores de internet é que os serviços disponíveis têm uma abrangência maior.
Atualmente, a maioria dos servidores de internet utilizam o Sistema Operacional Linux por oferecer maior segurança, ser gratuito e disponibilizar várias ferramentas gratuitas também.

Tipos de Servidores de Internet

  • DNS: possui um arquivo com a relação de nomes e os correspondentes números IPs. Cada empresa deve ter pelo menos um servidor de DNS.
  • PROXY: permite que a visita a sites torne-se mais eficiente pois as páginas a serem visitadas encontram-se em um servidor mais acessível que o servidor original, diminuindo o tempo de espera, além de reduzir o tráfego na rede.
    O proxy verifica, de tempos em tempos, se as páginas guardadas sofreram alterações no provedor de origem. As páginas alteradas são recarregadas para estarem sempre atualizadas;
    O proxy analisa a freqüência de acesso para manter as páginas que realmente interessam ao maior número de pessoas. Desta forma, mantém em disco as páginas por ordem de prioridade e, levando em conta o espaço de armazenamento para as páginas, o proxy calcula uma “relação” página/acesso para decidir que páginas manter ou descartar.”
  • WWW: é um sistema de hipermídia que permite percorrer uma porção de informações interessantes; ela reúne os recursos da Internet do mundo todo em uma série de páginas de menu, ou telas, que aparecem em nossos computadores.
    Enquanto HTTP (HyperTextTransferProtocol) é como as páginas do WWW são transferidas ao longo da rede.

O funcionamento

Para ter um site na internet é preciso registra um domínio (nome que serve para localizar seu site), no registro.br para domínios com final .br ou registrar um domínio internacional na Domínio Host.

Recursos

A Domínio Host delimita três recursos principais para cada plano de hospedagem oferecido.

  • O armazenamento ou espaço em discos;
  • A taxa de transferência mensal;
  • As contas de email. a quantia em GB corresponde a 1000 MB e variam de acordo com o plano de hospedagem escolhido.

O Espaço em Disco

quantidade de dados medida em MB ou GB que pode ser armazenada no disco rígido dos nossos servidores. Alguns provedores de hospedagem de sites contam todos os dados armazenados na área de FTP apenas, outros também contam o limite de banco de dados, emails e até logs de acesso.

Taxa de Transferência mensal

medida em MB ou em GB. Ela mede a quantidade de dados transferidos do servidor para os visitantes do site quanto dos visitantes para o servidor. Contam na taxa de transferência o tráfego de email (SMTP, POP3), FTP, entre outros protocolos.
Essa taxa é reiniciada no primeiro segundo de cada mês e geralmente os painéis de controle permitem obter um extrato de quanto está sendo utilizado para o mês corrente.

Quantidade de Contas de Email

O serviço de email é formado por um protocolo de recebimento e envio de emails entre servidores de email, o protocolo SMTP e um protocolo de download de emails para os usuários, tal qual o POP3 e IMAP. A Domínio Host oferece uma página para leitura de emails através do navegador, ou seja, um webmail.
As contas de email utilizam o formato email@nome-do-dominio.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Serviços Básicos

Um site precisa basicamente de um servidor para o protocolo HTTP, como o Apache ou o IIS . Um serviço para publicação, o mais usado é o protocolo FTP. Serviços de email POP3, SMTP, e talvez IMAP. Um serviço de resolução de nomes de domínio (DNS). E página de erros e serviços de estatísticas.

Upload dos Arquivos

Ao contratar um plano de hospedagem os arquivos que constituem o site devem ser enviados para o servidor de hospedagem de site. O envio destes arquivos quase sempre é feito através do protocolo FTP ou por uma interface web com a qual é efetuado o upload de arquivos como inserir anexos num email.
Na Domínio Host, usando o a interface cPAnel basta clicar em Gerenciador de Arquivos e na janela que se abrir, clicar no ícone Upload (enviar).
Os arquivos também podem ser enviados via SSH e Front Page.

Bancos de dados

Os banco de dados mais usados na web são: SQL Server e Firebird, mySQL, Access, PostgreSQL. Não necessariamente nesta ordem. Estes bancos devem ser acessados através de alguma linguagem de programação. Na Domínio Host o cliente conta com o PhpMyAdmin, um gerenciador de banco de dados MySQL, de uso fácil e intuitivo.
Para que o conteúdo de um site seja armazenado em um banco de dados são usadas linguagens de programação como PHP, ASP, Perl, JSP, Ruby/RubyonRails, Python, plataforma ASP.NET, Perl.

Gerenciamento da conta

O gerenciamento da conta de hospedagem é feito através de um painel de controle, onde podem ser executadas várias tarefas como: criação de email, alteração de senhas, verificação de estatísticas, criação de bancos de dados, enfim todas as tarefas necessárias à administração da conta de hospedagem. A Domínio Host disponibiliza aos seus clientes o CP anel, o painel de controle mais usado em todo o mundo, muito fácil de ser usado e em português.

Os provedores de hospedagem

Os provedores de hospedagem de sites de menor porte possuem seus servidores em datacenters fora do Brasil. Com isso conseguem oferecer planos de hospedagem por um preço menor que os provedores que tem seus servidores em datacenters no Brasil.
Os provedores no exterior apresentam inúmeras vantagens além do menor preço:

  • Redundância da conectividade; as empresas do exterior mantêm contratos com provedores de circuitos de dados e isso garante que no caso de congestionamento ou falha em um destes circuitos, os outros supram a banda. No Brasil a redundância de conectividade é prejudicada pelo oligopólio dos provedores de circuitos de dados.
  • Redundância de processamento; no exterior, no caso de uma falha de hardware existem muitos servidores e peças de reposição disponíveis para imediata substituição, enquanto aqui, no Brasil as peças são muito mais caras o que não permite que todos os provedores tenham estoque delas.
  • Redundância de energia; os grandes provedores estrangeiros investem muito mais em geradores de energia que atuam no caso de oscilação ou falta do fornecimento normal. No Brasil o investimento em diversos geradores é menor devido aos menores lucros no ramo da hospedagem e o alto preço destes equipamentos.
  • Redundância de pessoal; os encargos trabalhistas no Brasil são muito maiores, principalmente em se tratando de pessoal mais qualificado, isto faz com que a resolução de problemas seja mais demorada. As grandes empresas no exterior podem oferecer redundância de pessoal técnico, do mais simples ao mais qualificado já que a mão de obra é bem mais econômica.
  • Por trabalharem com quantidade e pagarem menos impostos, o hardware, tráfego mensal, espaço em disco, são bem mais baratos nos Estados Unidos.
  • Servidores nos Estados Unidos não perdem em nada em termos de velocidade para servidores brasileiros, pelo contrário na maioria das vezes são muito mais velozes.

Referências Eletrônicas

http://www.dominiohost.com.br/como-migrar-de-servidor.html
http://www.pgie.ufrgs.br/alunos_espie/espie/silviab/public_html/espieufrgs/espie00004/servidores.html
http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/02/o-que-e-um-host.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Host

Post anterior
Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário